Barcos voadores do Extreme Sailing Series™

Inovador circuito mundial de vela tem investimento de cerca de 60 milhões e provoca impacto em torno de 90 milhões de reais nas sete etapas da temporada

 

Florianópolis (SC) - A inusitada forma de se organizar um campeonato de vela com a estrutura de uma arena, a exemplo do que é comum para outras modalidades, faz com que os negócios gerados em cada uma das oito etapas anuais do circuito mundial Extreme Sailing Series™, sejam impulsionados de vento em popa, dentro e fora da água. Ao longo da temporada o investimento da organização e das oito equipes é 60 milhões de reais, enquanto as cidades-sede tem impacto econômico em torno de 90 milhões de reais, média de 12,8 milhões de reais cada.

"Para sustentar a campanha por uma temporada, cada equipe desembolsa pouco menos de um milhão de euros (3 milhões de reais). Já a organização investe entre 1,2 e 1,5 milhão de euros (entre 3,7 e 4,7 milhões de reais) pela organização em cada sede do campeonato. Nossa estimativa é de que as cidades movimentam mais de quatro milhões de euros (12 milhões de reais) a cada passagem dos barcos", afirma François Vergnol, diretor comercial da OC Sport, empresa organizadora do Extreme Sailing Series™.

O francês, de 32 anos, considera que o investimento das equipes, nivelado, garante o equilíbrio e mantém a emoção da disputa até a última etapa. Neste ano, por exemplo, cinco barcos chegaram à Florianópolis com chances de brigar pelo título. "O valor disponível a cada time é semelhante, não influencia nos resultados. O que vale mesmo é o braço do velejador e a capacidade de contratar os tripulantes mais bem preparados para esse tipo de regata. Não adianta querer investir em tecnologia ou equipamentos porque somos muito rigorosos no controle das regras para garantir o equilíbrio", aponta Vergnol.

Enquanto as tripulações apresentam o espetáculo ao redor do mundo, a mídia registra o show da vela e justifica o investimento. Nesta temporada de 2013, o retorno de mídia obtido pelo circuito deve ultrapassar 30 milhões de euros (90 milhões de reais). O aumento registrado a cada ano varia entre 15 e 40%. As imagens dos barcos voadores chegam a 54 redes de TV, incluindo Channel 4 (Reino Unido), Eurosport, ESPN, Al Jazzera, Esporte Interativo e Bandsports, entre outras que distribuem o material do Extreme Sailing Series™, para mais de 100 países dos seis continentes. O Ato 8 Florianópolis tem 100 jornalistas credenciados entre brasileiros e estrangeiros. As regatas decisivas, neste domingo (17), terão transmissão ao vivo, entre 14h30 e 16h30, pelo canal SporTV.

"Apesar de realizarmos um circuito comercial, oferecendo retorno aos patrocinadores, parceiros e às cidades por onde passamos, temos um conceito muito particular. Em vez de levarmos o público à vela, trazemos a vela até o público. Os números sobre quem passa pelo Race Village não são importantes. O que interessa, é que desfrutem a experiência. Queremos criar aficionados, como existem no futebol, na Fórmula 1 e no tênis. Esperamos em breve ver os fãs vestindo as cores dos barco do seu país ou da equipe de sua preferência", relata o executivo francês, que reside na Suíça. Ele exalta a presença de mais de 120 mil espectadores na etapa deste ano em Cardiff, País de Gales. A média do ano tem sido de 45 mil pessoas em cada arena, ao longo dos quatro dias de evento.

Além do natural aspecto esportivo, diante do elevado nível técnico dos velejadores, o Extreme Sailing Series™ tem a missão social de expandir a prática da vela a regiões onde a modalidade ainda requer uma cultura náutica. No Omã, sustentada por dois títulos no circuito mundial, a vela está se posicionando com o segundo esporte na preferencial dos torcedores, apaixonados pelo futebol. A empresa Oman Sail, responsável para participação omani entre os Extreme 40, espalhou pelo país do Oriente Médio, cinco escolas de vela, buscando incentivar as crianças a se tornarem futuros velejadores.

Para atingir visibilidade e conquistar nos mercados, os patrocinadores sempre esperam por uma diversidade de sedes a cada temporada. "Estrategicamente, o Brasil é importante para nós. Europa, América do Norte e países emergentes como China e Brasil precisam estar em nosso roteiro. Hoje temos oito sedes e logisticamente não podemos passar do limite de nove etapas. Passamos por Boston em 2011 e retornaremos aos Estados Unidos em 2015. No próximo ano, a tendência é de irmos à Austrália", projeta o francês, que deseja incluir o Brasil na próxima temporada. Vergnol compartilha da opinião do comandante do Alinghi, Morgan Larsson, que afirmou ter sido a abertura de Florianópolis o melhor dia de regata da temporada. "Mesmo com o sucesso em Florianópolis, ainda não temos definição sobre a sede brasileira para 2014".

François Vergnol faz questão de enfatizar a relação que o Extreme Sailing Series™ estabelece com os convidados e a mídia e a oportunidade que oferece aos velejadores já consagrados. "Na vela olímpica, por exemplo, o ouro é o máximo que pode ser atingido. E depois, o que o atleta vai fazer? O Extreme 40 permite que se veleje em alto nível até 45 anos. Ao mesmo tempo, proporciona ao convidado, tornar-se o sexto tripulante e dividir o cockpit de um barco, em pleno à regata com seus ídolos do esporte. É como se o torcedor do Barcelona fosse o 12º jogador e pudesse ficar próximo do ídolo Messi, mesmo sem jogar".

O grupo fixo da organização, que viaja pelos três continentes, é de 50 profissionais, além de outros 70 entre velejadores e apoios das equipes. As agências locais, parceiras da OC Sport, contratam em cada cidade uma média de 100 pessoas.

A fórmula de levar os barcos ao público, em arenas, conquistou também importantes empresas mundiais, que apostam no evento e nas equipes. São marcas como Land Rover, SAP, GAC Pindar, Edox, Red Bull, Prada, Samsung, iShares e BT.

O Ato 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series™, apresentado por Land Rover, segue até domingo (17), sempre com regatas a partir das 14 horas, com entrada gratuita ao público. Quem quiser acompanhar o campeonato pela internet pode acessar a página oficial do evento, www.extremesailingseries.com. É o último evento da temporada 2013 de um circuito mundial da OC Sport. A organização da etapa brasileira está sob a responsabilidade da Mais Brasil Esportes, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Fesporte.

O que é o Extreme Sailing Series?
O Extreme Sailing Series™ é um circuito mundial de regatas criado em 2007 e organizado pela OC Sport, que percorreu três continentes e sete cidades, entre os meses de março e novembro de 2013: Muscat (Omã), Singapura, Qingdao (China), Porto (Portugal), Cardiff (País de Gales - Reino Unido), Nice (França) e Florianópolis (Brasil).

O campeonato possui um formato exclusivo para que as melhores equipes da vela mundial possam competir de forma igualitária a bordo de um catamarã Extreme-40. O veleiro tem 40 pés de comprimento (12 metros) e chega a atingir velocidade em torno de 60 km/h. São oito equipes dos países envolvidos, com cinco tripulantes cada, além de um convidado, que têm o privilégio de embarcar e competir durante as regatas. Os fãs da vela em todo o mundo podem acompanhar a transmissão do evento ao vivo pela TV.

Após passar pelo mundo inteiro, a cidade de Florianópolis sedia a oitava e última etapa da competição. Na capital catarinense será definido o campeão do Circuito, com provas disputadas a beira do mais famoso cartão postal da cidade: a Ponte Hercílio Luz. A arena do Extreme Sailing Series™ foi totalmente pensada para atrair um grande público para os dias de competição em Florianópolis, com entrada gratuita.

O Race Village terá uma série de entretenimento durante todo o dia, incluindo música, barracas de comida, um DJ, comentários ao vivo em inglês e português ao longo das corridas, disputas nas classes Laser, Optimist, Dingue e Snipe, uma academia ao ar livre, Range Rover Terrapod com exibição de carros, bem como uma área dedicada às crianças. O entretenimento na água será complementado pelo aquecimento do NeilPryde Windsurf Series Racing.

Desde 2007, o valor de mídia do Extreme Sailing Series™ tem crescido a cada ano. Em 2012 a quantia foi estimada em 27,8 milhões de euros (83 milhões de reais), incluindo uma série de TV distribuída para mais de 100 emissoras em todo o mundo e oferecendo uma proposta atraente para os parceiros do circuito como o principal deles, Land Rover, e outras marcas multinacionais. Para mais informações sobre os nossos parceiros clique aqui.


24.9.2015 - Um ano de Expedição Oriente!

8.9.2015 - Mocar Vidros participa de projeto de restauração do Veleiro Atrevida

2.9.2015 - Expedição Oriente prossegue, levando os vidros da Mocar aos quatro cantos do mundo

27.7.2015 - Novo modelo da MCP Yachts conta com os vidros da Mocar

16.7.2015 - Expedição Oriente conta com os melhores fornecedores e equipe de peso

10.6.2015 - Expedição Oriente conta com os melhores parceiros

26.5.2015 - Gigante brasileiro tem vidros da Mocar

21.5.2015 - Vilfredo Schurmann comenta parceria com a Mocar Vidros

15.5.2015 - Veleiro Kat emparelha com 8° maior barco do mundo

24.4.2015 - Expedição Oriente passa pela região afetada pelo vulcão Calbuco

8.4.2015 - Temido Cabo Horn trouxe desafios para a Expedição Oriente

1.4.2015 - Já conferiu os destaques do Rio Boat Show?

26.3.2015 - Rio Boat Show começa hoje!

19.3.2015 - Intermarine 80 sai de fábrica com qualidade Mocar Vidros

9.3.2015 - Família Schurmann chega à Antártica com sucesso!

3.3.2015 - Em direção à Antártica, Família Schurmann agradece parceria da Mocar Vidros

24.2.2015 - Rio Boat Show 2015 está chegando!

26.1.2015 - Vidros da Mocar suportam ventania na Patagônia

7.1.2015 - Como será que começou o ano para a Família Schurmann?

18.12.2014 - Fantástico comenta expedição da Família Schurmann

10.12.2014 - Diversos modelos de lanchas e iates luxuosos contemplarão a 10ª edição do Boat Xperience

4.12.2014 - Mocar Vidros comenta sua linha de vidros para máquina pesadas

24.11.2014 - Veleiro Kat resiste a fortes tempestades durante a Expedição Oriente

6.11.2014 - Azimut 42 estreia em águas brasileiras com vidros da Mocar

31.10.2014 - Relatos diários e jogo da Família Schurmann deixam público mais próximo da expedição

31.10.2014 - A importância da Manutenção nos vidros de embarcações

6.10.2014 - Produtos da Mocar Vidros marcam presença em embarcações do Boat Show

24.9.2014 - Amyr Klink comemora 30 anos de sua travessia do Atlântico Sul

17.9.2014 - Expedição Oriente sai neste final de semana

8.8.2014 - Saiba como está o veleiro Kat, da Família Shurmann

30.7.2014 - Sucesso em vendas na primeira semana de Salão Náutico no Guarujá

23.7.2014 - Lanchas, iates, motocicletas e carros de luxo contemplarão o Boat Xperience

11.7.2014 - 30 anos depois a épica viagem de Amyr Klink permanece inédita

28.3.2014 - Marina da Glória recebe Rio Boat Show em abril

18.3.2014 - Segunda edição do Nordeste MotorShow acontece em Abril

26.2.2014 - Em abril acontece a 17ª edição do Rio Boat Show na Marina da Glória

18.2.2014 - Parceira da Família Schurmann, Mocar instala vidros no veleiro Kat da Expedição Oriente

13.2.2014 - Começou hoje o Miami Boat Show

12.2.2014 - As inscrições para a Revista Náutica terminam na semana que vem

3.2.2014 - Boat Show: Reveja os barcos que contam com vidros da Mocar

21.1.2014 - Iates, helicópteros e carros de luxo contemplarão o Boat Xperience

13.1.2014 - Começa hoje o Salão Internacional do Automóvel

9.12.2013 - A história dos barcos à vela

22.11.2013 - Apaixonados por carro têm atrações inéditas neste fim de semana na capital paulista

18.11.2013 - Barcos voadores do Extreme Sailing Series™

30.10.2013 - ICE RIB: Novo barco de Amyr Klink conta com vidros da Mocar

21.10.2013 - Santander facilita a compra de embarcações no São Paulo Boat Show

15.10.2013 - São Paulo Boat Show 2013

11.10.2013 - 12 de Outubro - Feliz dia das Crianças

8.10.2013 - Ford comemora 100 anos da linha de montagem e planeja o futuro da produção global

4.10.2013 - Higienização de embarcações

10.9.2013 - Vídeo de divulgação dos serviços realizados pela Mocar Vidros

30.8.2013 - Encontro de Antigos da Mobilidade

23.8.2013 - Máquinas agrícolas podem alcançar resultado histórico

12.8.2013 - Você sabia? A história do Cadillac

9.8.2013 - 11 de Agosto - Dia dos Pais

1.8.2013 - Você Sabia? Curiosidades sobre o primeiro automóvel

31.7.2013 - Carros Low Riders também tem vidros produzidos por nós da Mocar

26.7.2013 - Carros antigos em homenagem ao Vigilante Rodoviário no Memorial

24.7.2013 - Quando vem o temporal: Dicas para você enfrentar (ou não) o mar sob mau tempo

19.7.2013 - Você Sabia? As vantagens e desvantagens do vidro

17.7.2013 - Amyr Klink em participação especial na Grande Família

12.7.2013 - Evento para apreciadores de carros antigos

4.7.2013 - Você Sabia? Variados tipos de vidros

2.7.2013 - Rolex Ilhabela Sailing Week 2013

28.6.2013 - Cuidados ao encontrar animais marinhos durante a navegação

19.6.2013 - Vá de lancha! Os cinco melhores pontos do litoral paulista para você navegar

17.6.2013 - Você Sabia? Reciclagem de Vidro

14.6.2013 - Você Sabia? O vidro soprado que falam tanto, o que é?

13.6.2013 - Regata Ele e Ela comemora Dia dos Namorados em Brasília

6.6.2013 - Você Sabia? Como é feito o vidro

29.5.2013 - Você Sabia? Curiosidade sobre o Vidro de Açucar

27.5.2013 - Vendas em alta aceleram ano das máquinas

14.5.2013 - Mocar Vidros em Guerra dos Sexos

13.5.2013 - Fórmula 1 Náutica estréia na América Latina com campanha da Fields

10.5.2013 - 12 de Maio - Feliz dia das Mães

26.4.2013 - 7ª exposição anual de autos antigos e especiais está marcada para julho em São Caetano

12.4.2013 - Vendas de máquinas agrícolas sobem 38% em março

4.4.2013 - Setor de máquinas e implementos cresceu 28% em fevereiro

28.3.2013 - Feliz Páscoa

11.3.2013 - Hyundai HB20S chega a partir de R$ 39.495,00

8.3.2013 - 08 de Março - Dia Internacional da Mulher

5.3.2013 - Golf GTD terá lançamento mundial no Salão de Genebra

1.3.2013 - Projeto Bom Marinheiro

20.2.2013 - A Mocar vidros contribuindo nos sonhos de milhares de crianças

15.2.2013 - Lançamento do Livro "Antártica - A Última Fronteira"

5.2.2013 - Encontro de Automóveis Antigos em São Caetano do Sul

29.1.2013 - Dicas para saber qual o tipo de embarcação combina mais com você

15.1.2013 - Após navegar 120 mil milhas náuticas, Veleiro Pangaea chega a Mônaco

10.1.2013 - Setor de máquinas agrícolas teve desempenho histórico em 2012

7.1.2013 - Volkswagen Gol completa 26 anos consecutivos como o carro mais vendido do Brasil

19.12.2012 - Feliz 2013!

13.12.2012 - 13 de Dezembro - Dia do Marinheiro

12.12.2012 - Rolex renova patrocínio para a 40ª Edição da Maior Regata do Continente de Ilhabela

7.12.2012 - Governo incentiva renovação das máquinas e equipamentos agrícolas

7.12.2012 - Piratas no Atlântico Sul – Um livro que retrata histórias que poucos brasileiros conhecem

29.11.2012 - Ação social Mitsubishi Pró Brasil se aproxima da marca de 900 toneladas arrecadas

26.11.2012 - Vendas de máquinas agrícolas crescem 18,9% em outubro

22.11.2012 - Exponáutica 2012 recebe 10 mil pessoas e movimenta R$ 10 milhões

13.11.2012 - Após pausa, pilotos do BMW Team Brasil na GT4 voltam a acelerar em Campo Grande

12.11.2012 - Match Race Brasil faz sucesso com regatas para patrocinadores e convidados

8.11.2012 - Match Race Brasil define equipes para edição 2012

29.10.2012 - Salão do Automóvel terá sessão de autógrafos com Guiga Spinelli e Youssef Haddad

24.10.2012 - 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

18.10.2012 - Mocar Vidros patrocina projeto O Bom Marinheiro

11.10.2012 - Feliz dia das Crianças

10.10.2012 - Confira uma entrevista exclusiva com Amyr Klink

5.10.2012 - 15ª edição do São Paulo Boat Show movimenta R$ 267 milhões

3.10.2012 - Mocar Vidros marca presença no São Paulo Boat Show 2012

25.9.2012 - Fusca será uma das principais novidades da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo

17.9.2012 - Mitsubishi Sailing Cup veleja até o Mit Café para exposição fotográfica

10.9.2012 - 2° Encontro dos Amigos Antigomobilistas - Tietê - SP

5.9.2012 - São Paulo Boat Show chega à 15ª edição e atrai grandes marcas

22.8.2012 - Nova feira no ramo náutico tem previsão para acontecer em julho/2013

20.8.2012 - São Paulo Boat Show oferecerá Espaço dos Desejos

15.8.2012 - Definidas as datas para o São Paulo Boat Show 2012

13.8.2012 - Federação Náutica de Brasília inicia programa de treinamento

8.8.2012 - Começa hoje o Pesca Trade Show 2012

30.7.2012 - Porto Alegre recebe nesta semana a 7ª EXPOMáquinas

23.7.2012 - Boat Xperience apresenta palestras para novos e experientes navegadores

18.7.2012 - Neto do lendário Jacques Cousteau marca presença em festa da vela brasileira

11.7.2012 - Rolex Ilhabela sailing week sustentável tem reciclagem e palestra de neto de Jacques Costeau

14.6.2012 - Exposição de 90 carros clássicos no Moinhos Shopping é lançada com campanha da Morya

30.5.2012 - Mocar Vidros participa do projeto de restauração de um Ford Mercury

21.5.2012 - História do Vidro

14.5.2012 - Lorenzetti patrocina velejadora olímpica Adriana Kostiw

11.5.2012 - Feliz dia das Mães

19.3.2012 - Mocar Vidros renova seu site na internet e estreia nova identidade visual


Mocar Vidros - Todos os direitos reservados.
Rua Padre Raposo, 265 - Mooca - Sao Paulo | Telefone (11) 2081-7500