Confira uma entrevista exclusiva com Amyr Klink

Amyr Klink. Um nome que dispensa grandes apresentações. Uma simples busca por seu nome na internet apresenta milhares de resultados em diversos idiomas que revelam um pouco o seu perfil: global, explorador nato, apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente competente. Filho de pai libanês e mãe sueca, este paulistano que escolheu a cidade litorânea de Paraty-RJ para viver ficou conhecido por suas expedições marítimas e por seus livros onde conta um pouco de sua experiência no mar. Amyr recebeu gentilmente a equipe da Mocar Vidros, empresa responsável pelos vidros de algumas de suas principais embarcações, para um bate-papo descontraído sobre sua trajetória. Confira abaixo parte de nossa conversa e entenda por que é tão fácil admirar Amyr Klink.



Mocar Vidros: Quando surgiu seu interesse por navegar, e quando isso se tornou uma paixão?
Amyr Klink: Não foi exatamente o exercício de navegar que despertou a minha paixão pelo mar. Primeiro me encantei com as canoas quando fui morar em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, e com os tipos diferentes de embarcações. Aí fui percebendo que cada pedacinho do Brasil tinha um estilo diferente, uma espécie de design desconhecido atrás destas técnicas, e acabei sendo um dos primeiros caras que começaram a entender que nosso país era um campo único nessa área no mundo, e isso chamou muito minha atenção. Hoje o Brasil é o país que tem a maior diversidade de estilos de construção de embarcações. Eu gostava de identificar a madeira da canoa, de perceber que a canoa era da ponta da Joatinga, se era da baía de Paraty, se essa era do Rio Grande do Sul, da Bahia, etc. Foi isso que atraiu minha atenção, e o resto foi uma consequência. De repente surgiu a ideia de fazer um barquinho a remo, depois um barquinho para velejar.

Mocar Vidros: E quando foi sua primeira viagem?
Amyr Klink: A primeira viagem foi de canoa em Paraty, canoinha, depois para Ilha Grande, e algumas viagens pequenas. A primeira grande viagem que envolveu uma travessia foi a travessia que fiz a remo pelo Atlântico Sul. Saí em um barco a remo da África e fui até à Bahia, em uma viagem que durou 100 dias e 6 horas. Cheguei em um lugar chamado Praia da Espera, na Bahia, um lugar muito legal. O objetivo era chegar na Praia do Forte, mas acabei chegando na praia vizinha. Essa viagem foi preparada por 2 anos, fiz a viagem sozinho, preparei um barco especialmente para isso. Na época era um assunto polêmico, ninguém tinha feito a travessia do Atlântico Sul, e no final foi uma experiência muito feliz. Tinha calculado realizá-la em 108 dias, e acabei concluindo em menos de 101 dias. Desta viagem resultou um livro: Cem Dias entre Céu e Mar, no qual relato as experiências da viagem. (Clique aqui para ver o livro no site oficial do Amyr Klink: http://www.amyrklink.com.br/AmyrKlink_Livros_Detalhes.aspx?idLivro=5)

Mocar Vidros: Dentre todas as suas viagens, qual foi o maior desafio que você já enfrentou em alto mar?

Amyr Klink: Difícil dizer. Viajo regularmente para Antártida, tenho mais de 40 viagens, e a maioria em barcos que projetei e construí no Brasil integralmente. Me especializei em fazer viagens sempre com equipamentos que a gente construiu no Brasil. Sempre tem dificuldade, não tem nada fácil em navegações tanto no Atlântico Sul quanto no Norte. De 5 anos pra cá temos tido muitos problemas climáticos, como furacões, etc. O mar é um ambiente onde tudo é imprevisível, a força dos elementos é notória. Mas uma das maiores dificuldades foi ano passado com o Paratii 2, quando voltei da Antártida via Falklands e o barco teve uma pane no esquema hidráulico devido ao frio, estava com muitos sistemas congelados. Mas como a gente participa do processo como um todo, fica mais fácil para consertar. Dos trinta e poucos caras do mundo que fazem o que eu faço, eu sou o único que viajo no próprio equipamento que projeta. Com isso nunca tive um acidente, nunca perdi tripulante. Não tem desespero, não tem SOS, a gente vai e volta sempre. Isso é um fato que me orgulha muito. Na viagem da travessia eu era muito inexperiente em barco, então fiquei muito impressionado com os caras que tentaram remar o Atlântico Norte. Para você ter uma ideia, o processo todo levou 2 anos para decidir que tipo de barco e para fazer o barco. Acho que fui feliz exatamente porque escutei tudo e todos que podia, e acabei optando por um projeto mais ou menos clássico que contemplava uma situação que muitos caras não consideraram e depois acabaram dançando com isso. Quando se projeta uma embarcação, é importante que não se considere apenas a alta performance, é importante projetar um barco em que ele fica à deriva, e não somente navegando com os motores, remos, etc... Os projetos ultramodernos às vezes não contemplam essa situação, é importante aprender com isso.

Mocar Vidros: Você já está planejando uma próxima viagem?

Amyr Klink: Na próxima viagem quero descer para a Antártida com um barco novo, um barco para resgate. Os melhores barcos de resgate hoje têm no máximo 600 milhas de autonomia, e a gente tá fazendo um pra 2000 milhas de autonomia. É um desafio muito grande, mas estamos trabalhando nele.

Mocar Vidros: De todos os lugares que visitou, qual foi o destino que mais marcou, ou impressionou?

Amyr Klink: Sou suspeito para falar, adoro viajar para a Antártida, eu vou mais para a Antártida do que para Santos (risos). Na região Sul, o lugar que eu mais gosto de visitar é o arquipélago da Geórgia do Sul, e gosto de um arquipélago no Atlântico Norte que se chama Ilhas Faroé, com mais ou menos 17 cidades minúsculas, muito próspero e onde os habitantes são descendentes direto dos Vikings que foram para lá em 825. Eles migraram entre os anos de 820 e 825 quando os noruegueses foram até à América do Norte, bem antes de Colombo. Gosto muito deles porque eles têm um respeito muito grande pelo mar, uma sabedoria muito grande, e embora sejam ricos, isso não subiu à cabeça, todo mundo trabalha pesado, não tem discriminação da idade, o idoso trabalha. Eles têm navios fantásticos em termos de tecnologia, mas são todos incrivelmente simples de se operar.

Mocar Vidros: Você tem um bom conhecimento sobre a cultura e a história dos locais para onde navega...
Amyr Klink: Sempre gostei de estudar história, sempre fiquei intrigado pelas aulas na escola e fui questionar mais sobre quem de fato eram os personagens da história. Quando comecei a estudar as correntes oceânicas para entender as rotas do início do descobrimento, fui ver que nunca existiu o descobrimento do Brasil em 1500... Os portugueses saíram para ir à Índia e alguém no caminho disse que precisava oficializar a terra que estava no caminho. Quando você olha o outro lado da história e vai conhecendo as evidências, você tem uma compreensão diferente do que aconteceu e descobre o tamanho dos fatos. O descobrimento do Brasil, por exemplo, é um fato irrelevante, mas a data de 1500 é uma das datas mais importantes para a economia do mundo pois é a data que oficializa o caminho para as Índias a partir do sul. Essa história de navegar e poder ler sobre os feitos do passado é muito interessante para fazer a sua própria interpretação.
Nota do editor: Neste ponto, lembramos uma célebre frase de Amyr Klink, que diz: "Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.

Mocar Vidros: Que cuidados periódicos você tem com suas embarcações e qual a importância deles para o resultado de suas viagens?

Amyr Klink: Sou sempre cuidadoso, mas no geral fazemos sempre barcos simples de serem cuidados e geridos. A gente se preocupa sempre com a parte de projeto dos barcos para serem confiáveis. Na manutenção dos barcos, aprendemos práticas ultramodernas, além do conhecimento muito simples de quem vive do mar e não pode cometer erros. Fizemos projetos que ficaram muito famosos fora do Brasil exatamente por misturarem estas técnicas simples, por exemplo, uma jangada de piúba do Ceará que usa estabilidade de forma e não usa lastro, etc. Além das soluções de ponta, a gente gosta de pesquisar essa tecnologia “escondida” e às vezes meio desvalorizada mas que é muito rica no Brasil nas embarcações regionais. A gente cuida bem dos barcos, mas cuida muito bem dos projetos destes barcos. E a gente acaba encontrando soluções muito geniais e escondidas. A gente não mariniza os motores, usa motores normais, e assim conseguimos mais durabilidade. Os sistemas hidráulicos, de comando, trações... a gente está sempre procurando achar solução de mais astúcia. Costumo dizer que os meus ídolos em engenharia naval não são os grandes projetistas da USP, Grã Bretanha, Estados Unidos, Canadá... os meus ídolos são esses caras simples que às vezes não têm nem dente na boca, mas que desenvolvem soluções inteligentes, criativas e eficientes.

Mocar Vidros: E quanto aos seus fornecedores? Também são fundamentais para a execução de um bom projeto que vocês desenvolvem?

Amyr Klink: Sem dúvida. Tenho uma história com a Mocar Vidros, por exemplo, que me marcou muito. A gente começou a trabalhar com a Mocar no primeiro Paratii, quando decidimos trocar os vidros, pois tínhamos muito problema de abrasão. Na época, a Mocar Vidros fazia instalações pequenininhas para máquinas, foi legal isso pois a gente acompanhou o crescimento da empresa. E quando a gente fez o Paratii II, a gente já sabia o que queria, queria vidro. Aí quando fomos fazer a instalação, eu questionei o desenho das borrachas e fiz uma pergunta para o Carlos (diretor da Mocar Vidros): “Mas Carlos, não tem perigo de eu mergulhar o barco numa onda e o vidro inteiro entrar para dentro? Porque ele não está apoiado no metal do barco.” Aí ele disse: “Imagina, a gente faz vidros que aguentam muita pressão, é muito improvável isso acontecer”. Aí, alguns anos depois, na primeira viagem desse barco grande, aconteceu exatamente isso. Pegamos o famoso furacão Catarina e um dos vidros entrou para dentro. A primeira coisa que eu fiz foi ligar para o Carlos: “Carlos, afundou o vidro, o barco encheu de água, foi um transtorno...” Quando eu voltei para o Brasil, consertamos o vidro e esquecemos da história. Mas o Carlos da Mocar Vidros não esqueceu da história, redesenhou o projeto por conta própria e depois de um tempo nos procurou dizendo que iria trocar todas as borrachas por conta dele. Aí um ano mais tarde partimos para fazer uma nova viagem de volta ao mundo e percebemos que se ele não tivesse trocado todas as borrachas, a gente não teria conseguido completar a viagem, teria afundado o barco. Achei interessante a postura da Mocar Vidros, pois embora a gente não quisesse mais mexer na solução, eles continuaram se esmerando pra melhorar o projeto e resolver o pepino. E esse novo desenho desenvolvido por eles ficou excelente, já testamos todos os tipos de desenho e não tem solução melhor para vidros em nossas embarcações do que a da Mocar Vidros.

Mocar Vidros: Amyr, muito obrigado por seu tempo. Foi um prazer poder falar com você e conhecer um pouco mais de sua experiência.
Amyr Klink: Eu que agradeço o contato. É sempre um prazer poder conversar com vocês. Grande abraço.

Conheça mais sobre Amyr Klink no site oficial: http://www.amyrklink.com.br/
Conheça mais sobre a linha de vidros náuticos da Mocar Vidros: http://www.mocarvidros.com.br/linha_nautica.asp

Entrevista concedida por Amyr Klink no fim de Setembro/2012, realizada pela agência Marketing SIM – Soluções Integradas de Marketing (www.marketingsim.com.br).


24.9.2015 - Um ano de Expedição Oriente!

8.9.2015 - Mocar Vidros participa de projeto de restauração do Veleiro Atrevida

2.9.2015 - Expedição Oriente prossegue, levando os vidros da Mocar aos quatro cantos do mundo

27.7.2015 - Novo modelo da MCP Yachts conta com os vidros da Mocar

16.7.2015 - Expedição Oriente conta com os melhores fornecedores e equipe de peso

10.6.2015 - Expedição Oriente conta com os melhores parceiros

26.5.2015 - Gigante brasileiro tem vidros da Mocar

21.5.2015 - Vilfredo Schurmann comenta parceria com a Mocar Vidros

15.5.2015 - Veleiro Kat emparelha com 8° maior barco do mundo

24.4.2015 - Expedição Oriente passa pela região afetada pelo vulcão Calbuco

8.4.2015 - Temido Cabo Horn trouxe desafios para a Expedição Oriente

1.4.2015 - Já conferiu os destaques do Rio Boat Show?

26.3.2015 - Rio Boat Show começa hoje!

19.3.2015 - Intermarine 80 sai de fábrica com qualidade Mocar Vidros

9.3.2015 - Família Schurmann chega à Antártica com sucesso!

3.3.2015 - Em direção à Antártica, Família Schurmann agradece parceria da Mocar Vidros

24.2.2015 - Rio Boat Show 2015 está chegando!

26.1.2015 - Vidros da Mocar suportam ventania na Patagônia

7.1.2015 - Como será que começou o ano para a Família Schurmann?

18.12.2014 - Fantástico comenta expedição da Família Schurmann

10.12.2014 - Diversos modelos de lanchas e iates luxuosos contemplarão a 10ª edição do Boat Xperience

4.12.2014 - Mocar Vidros comenta sua linha de vidros para máquina pesadas

24.11.2014 - Veleiro Kat resiste a fortes tempestades durante a Expedição Oriente

6.11.2014 - Azimut 42 estreia em águas brasileiras com vidros da Mocar

31.10.2014 - Relatos diários e jogo da Família Schurmann deixam público mais próximo da expedição

31.10.2014 - A importância da Manutenção nos vidros de embarcações

6.10.2014 - Produtos da Mocar Vidros marcam presença em embarcações do Boat Show

24.9.2014 - Amyr Klink comemora 30 anos de sua travessia do Atlântico Sul

17.9.2014 - Expedição Oriente sai neste final de semana

8.8.2014 - Saiba como está o veleiro Kat, da Família Shurmann

30.7.2014 - Sucesso em vendas na primeira semana de Salão Náutico no Guarujá

23.7.2014 - Lanchas, iates, motocicletas e carros de luxo contemplarão o Boat Xperience

11.7.2014 - 30 anos depois a épica viagem de Amyr Klink permanece inédita

28.3.2014 - Marina da Glória recebe Rio Boat Show em abril

18.3.2014 - Segunda edição do Nordeste MotorShow acontece em Abril

26.2.2014 - Em abril acontece a 17ª edição do Rio Boat Show na Marina da Glória

18.2.2014 - Parceira da Família Schurmann, Mocar instala vidros no veleiro Kat da Expedição Oriente

13.2.2014 - Começou hoje o Miami Boat Show

12.2.2014 - As inscrições para a Revista Náutica terminam na semana que vem

3.2.2014 - Boat Show: Reveja os barcos que contam com vidros da Mocar

21.1.2014 - Iates, helicópteros e carros de luxo contemplarão o Boat Xperience

13.1.2014 - Começa hoje o Salão Internacional do Automóvel

9.12.2013 - A história dos barcos à vela

22.11.2013 - Apaixonados por carro têm atrações inéditas neste fim de semana na capital paulista

18.11.2013 - Barcos voadores do Extreme Sailing Series™

30.10.2013 - ICE RIB: Novo barco de Amyr Klink conta com vidros da Mocar

21.10.2013 - Santander facilita a compra de embarcações no São Paulo Boat Show

15.10.2013 - São Paulo Boat Show 2013

11.10.2013 - 12 de Outubro - Feliz dia das Crianças

8.10.2013 - Ford comemora 100 anos da linha de montagem e planeja o futuro da produção global

4.10.2013 - Higienização de embarcações

10.9.2013 - Vídeo de divulgação dos serviços realizados pela Mocar Vidros

30.8.2013 - Encontro de Antigos da Mobilidade

23.8.2013 - Máquinas agrícolas podem alcançar resultado histórico

12.8.2013 - Você sabia? A história do Cadillac

9.8.2013 - 11 de Agosto - Dia dos Pais

1.8.2013 - Você Sabia? Curiosidades sobre o primeiro automóvel

31.7.2013 - Carros Low Riders também tem vidros produzidos por nós da Mocar

26.7.2013 - Carros antigos em homenagem ao Vigilante Rodoviário no Memorial

24.7.2013 - Quando vem o temporal: Dicas para você enfrentar (ou não) o mar sob mau tempo

19.7.2013 - Você Sabia? As vantagens e desvantagens do vidro

17.7.2013 - Amyr Klink em participação especial na Grande Família

12.7.2013 - Evento para apreciadores de carros antigos

4.7.2013 - Você Sabia? Variados tipos de vidros

2.7.2013 - Rolex Ilhabela Sailing Week 2013

28.6.2013 - Cuidados ao encontrar animais marinhos durante a navegação

19.6.2013 - Vá de lancha! Os cinco melhores pontos do litoral paulista para você navegar

17.6.2013 - Você Sabia? Reciclagem de Vidro

14.6.2013 - Você Sabia? O vidro soprado que falam tanto, o que é?

13.6.2013 - Regata Ele e Ela comemora Dia dos Namorados em Brasília

6.6.2013 - Você Sabia? Como é feito o vidro

29.5.2013 - Você Sabia? Curiosidade sobre o Vidro de Açucar

27.5.2013 - Vendas em alta aceleram ano das máquinas

14.5.2013 - Mocar Vidros em Guerra dos Sexos

13.5.2013 - Fórmula 1 Náutica estréia na América Latina com campanha da Fields

10.5.2013 - 12 de Maio - Feliz dia das Mães

26.4.2013 - 7ª exposição anual de autos antigos e especiais está marcada para julho em São Caetano

12.4.2013 - Vendas de máquinas agrícolas sobem 38% em março

4.4.2013 - Setor de máquinas e implementos cresceu 28% em fevereiro

28.3.2013 - Feliz Páscoa

11.3.2013 - Hyundai HB20S chega a partir de R$ 39.495,00

8.3.2013 - 08 de Março - Dia Internacional da Mulher

5.3.2013 - Golf GTD terá lançamento mundial no Salão de Genebra

1.3.2013 - Projeto Bom Marinheiro

20.2.2013 - A Mocar vidros contribuindo nos sonhos de milhares de crianças

15.2.2013 - Lançamento do Livro "Antártica - A Última Fronteira"

5.2.2013 - Encontro de Automóveis Antigos em São Caetano do Sul

29.1.2013 - Dicas para saber qual o tipo de embarcação combina mais com você

15.1.2013 - Após navegar 120 mil milhas náuticas, Veleiro Pangaea chega a Mônaco

10.1.2013 - Setor de máquinas agrícolas teve desempenho histórico em 2012

7.1.2013 - Volkswagen Gol completa 26 anos consecutivos como o carro mais vendido do Brasil

19.12.2012 - Feliz 2013!

13.12.2012 - 13 de Dezembro - Dia do Marinheiro

12.12.2012 - Rolex renova patrocínio para a 40ª Edição da Maior Regata do Continente de Ilhabela

7.12.2012 - Governo incentiva renovação das máquinas e equipamentos agrícolas

7.12.2012 - Piratas no Atlântico Sul – Um livro que retrata histórias que poucos brasileiros conhecem

29.11.2012 - Ação social Mitsubishi Pró Brasil se aproxima da marca de 900 toneladas arrecadas

26.11.2012 - Vendas de máquinas agrícolas crescem 18,9% em outubro

22.11.2012 - Exponáutica 2012 recebe 10 mil pessoas e movimenta R$ 10 milhões

13.11.2012 - Após pausa, pilotos do BMW Team Brasil na GT4 voltam a acelerar em Campo Grande

12.11.2012 - Match Race Brasil faz sucesso com regatas para patrocinadores e convidados

8.11.2012 - Match Race Brasil define equipes para edição 2012

29.10.2012 - Salão do Automóvel terá sessão de autógrafos com Guiga Spinelli e Youssef Haddad

24.10.2012 - 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

18.10.2012 - Mocar Vidros patrocina projeto O Bom Marinheiro

11.10.2012 - Feliz dia das Crianças

10.10.2012 - Confira uma entrevista exclusiva com Amyr Klink

5.10.2012 - 15ª edição do São Paulo Boat Show movimenta R$ 267 milhões

3.10.2012 - Mocar Vidros marca presença no São Paulo Boat Show 2012

25.9.2012 - Fusca será uma das principais novidades da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo

17.9.2012 - Mitsubishi Sailing Cup veleja até o Mit Café para exposição fotográfica

10.9.2012 - 2° Encontro dos Amigos Antigomobilistas - Tietê - SP

5.9.2012 - São Paulo Boat Show chega à 15ª edição e atrai grandes marcas

22.8.2012 - Nova feira no ramo náutico tem previsão para acontecer em julho/2013

20.8.2012 - São Paulo Boat Show oferecerá Espaço dos Desejos

15.8.2012 - Definidas as datas para o São Paulo Boat Show 2012

13.8.2012 - Federação Náutica de Brasília inicia programa de treinamento

8.8.2012 - Começa hoje o Pesca Trade Show 2012

30.7.2012 - Porto Alegre recebe nesta semana a 7ª EXPOMáquinas

23.7.2012 - Boat Xperience apresenta palestras para novos e experientes navegadores

18.7.2012 - Neto do lendário Jacques Cousteau marca presença em festa da vela brasileira

11.7.2012 - Rolex Ilhabela sailing week sustentável tem reciclagem e palestra de neto de Jacques Costeau

14.6.2012 - Exposição de 90 carros clássicos no Moinhos Shopping é lançada com campanha da Morya

30.5.2012 - Mocar Vidros participa do projeto de restauração de um Ford Mercury

21.5.2012 - História do Vidro

14.5.2012 - Lorenzetti patrocina velejadora olímpica Adriana Kostiw

11.5.2012 - Feliz dia das Mães

19.3.2012 - Mocar Vidros renova seu site na internet e estreia nova identidade visual


Mocar Vidros - Todos os direitos reservados.
Rua Padre Raposo, 265 - Mooca - Sao Paulo | Telefone (11) 2081-7500